Falando um pouco sobre Japamala & Ho'oponopono

 

O que é um Japamala ?

Japamala é um tipo de rosário, de origem hinduísta e budista, que tem como principal função, auxiliar seu portador durante a prática meditativa. Pois, o Japamala ajuda a manter a mente focada e livre de pensamentos.

O “Japa” é uma palavra em sânscrito que significa “murmurar” ou “sussurrar”. Ou seja, o “Japa” é a repetição de mantras em tom de murmúrio. 

Já o “Mala”, neste contexto, tem o significado de “cordão de contas”.

Portanto, o “Japamala” forma-se duas correntes: uma espiritual, “Japa”, e outra material, “mala”. A energia espiritual invocada no “Japa” energiza o “Mala”.

Partes do Japamala:

  1. Contas

As contas de um Japamala podem ser feitas de diversos tipos de materiais. Os mais comuns são sementes, madeira, pedras naturais e ossos. São as contas que defines as características estéticas do cordão, como também, as propriedades energéticas. Pois, cada material vibra em uma frequência particular e única.

A quantidade e o tamanho dessas contas irão definir o tamanho do Japamala. Os Japamalas mais comuns são feitos com 108, 54 ou 27 contas. A característica principal é que eles sempre serão múltiplos de 108.

  1. Meru

O Meru é a conta maior do Japamala. Ele também é conhecido como a Conta “Guru”.

O Meru simboliza o Divido, o Mestre ou o Universo. Ele marca o início e o fim da repetição dos mantras.

Ao praticar a meditação, não se deve atravessar o Meru, mas sim, deve-se girar o japamala e recomeçar o caminho na direção contrária.

  1. Tassel

O tassel ou ponteira do cordão representa a conexão com o Divino. É ele que une todos os componentes do Japamala. 

Para que serve o Japamala?

O Japamala é bastante usado durante as meditações. Ele ajuda, através de suas contas, na repetição dos mantras ou orações, evitando que você desconcentre durante a contagem.

Quando você chega ao “Meru”, a conta central do seu “Mala”, significa que você fez o seu “Japa” por 108 vezes. Completar esse circuito é uma forma de atingir a elevação espiritual. Cada volta realizada, é um degrau a mais que se sobe para chegar a essa elevação.

As contas do Japamala têm sido usadas em muitas tradições espirituais. Elas são bastante conhecidas por ajudar a trazer, junto com a meditação e orações, benefícios poderosos para o corpo, mente e espírito.

O uso do Japamala pode ajudar:

  1. Aumentar o foco durante a meditação;
  2. Auxilia na contagem dos mantras e orações;
  3. O contato físico com as contas, junto com as orações, ajuda a transmitir seus poderes de cura;
  4. Ver ou usar uma Japamala pode servir como um lembrete da intenção e dos objetivos de uma pessoa;
  5. Pode ser usado como amuleto de proteção;

Além disso, o Japamala é muito usado na prática de yoga, em terapias para a limpeza dos chakras e para outras ativações energéticas – como amuleto de proteção ou, até mesmo, como um acessório estético de decoração ou de vestuário.

Os Japamalas podem ser usados por qualquer pessoa que busca uma vida mais consciente e pacífica.

O que é um mantra?

A palavra mantra vem do sânscrito, “man” que significa “mente” ou “pensamento” e “tra” significa “proteger” “socorrer”.  Assim, mantra quer dizer: proteger nossas mentes de maus pensamentos.

O Mantra é formado por palavras em sânscrito com poderes para elevar a consciência, promover a cura, conseguir proteção e direção espiritual.

Normalmente, se entoa mantras repetidas vezes, em murmúrio. A forma de orar repetidamente ajuda a magnetizar as energias de uma determinada divindade. A mente focaliza-se no conteúdo do mantra e os pensamentos tornam-se positivos e poderosos.

Como usar o Mala?

Segure seu “Japamala” entre seu polegar e o dedo do meio.

Comece a contagem sempre pela conta seguinte à conta do “Meru”.

Use seu dedo polegar para puxar as contas de seu Mala sempre em sua direção, uma a uma, enquanto recita o mantra escolhido, até completar a série toda de seu Mala.

Uma conta é puxada por cada repetição do mantra. Procure manter a atenção em sua respiração, nas contas e em seu mantra.

Quando chegar no “Meru”, não o ultrapasse. Caso queira continuar, vire as contas e continue na direção inversa.

Um Mala pode ser um colar ou uma pulseira. A pulseira deve ter 27 contas, que precisarão ser contadas por 4 vezes para completar 108.

Quando não estiver utilizando seu Mala, guarde-o em um lugar limpo e sagrado. O melhor lugar para guardá-lo é sobre um altar pessoal ou sobre uma estatueta sagrada de uma divindade.

Ho'oponopono ♡

O que é ho’oponopono?

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Trata-se de uma prática que não requer muitos ensinamentos, mas é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa. 

O termo se tornou conhecido a partir de uma experiência vivenciada pelo terapeuta e professor, Ihaleakala Hew Len. Por mais inacreditável que a história possa parecer, este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos que sofriam de doenças mentais no Havaí, sem sequer conversar ou interagir com nenhum deles.  Por meio da análise das fichas de cada paciente, o terapeuta aplicava as palavras-chave do ho’oponopono, e a repetição da técnica mudava o seu estado de espírito. Consequentemente, a atividade mental dos detentos também se alterava.
Os resultados foram tão surpreendentes que, de forma resumida, pode-se afirmar que Len conseguiu curar os presos conforme ia curando a si mesmo.

Ho’oponopono é composta por quatro frases principais: Sinto Muito, Me Perdoe, Eu Te Amo e Sou grata (o).

Sinto Muito: Você reconhece que algo se instalou no corpo ou na sua mente. Você quer o perdão interior pelo o que trouxe aquilo.

Me Perdoe: Você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar a se perdoar. 

Te Amo: Converte a energia bloqueada ( problema ou situação) em energia fluindo. Religa você ao Divino ( Deus ). 

Sou Grata (o): É a sua sentença de GRATIDÃO, sua que será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos ou de VOCÊ. 

 

Gratidão!